top of page
  • Bancários Juazeiro

Juro do rotativo do cartão de crédito sobe e alcança 337,9% ao ano

De acordo com informações do Banco Central (BC), os juros do rotativo do cartão de crédito tiveram uma forte queda no mês de outubro em relação ao registrado no mesmo período do ano passado. Na comparação com setembro, os juros subiram.Em média, os juros do rotativo caíram de 484% ao ano para 337,9% ao ano, na comparação anual.


A taxa subiu em relação a setembro, quando estava em 332,4% ao ano.No mês passado, o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco do Brasil decidiu cortar a taxa básica de juros (Selic) em 0,75 ponto percentual, de 8,25% para 7,5% ao ano. Com isso, a poupança continua rendendo menos, mas mesmo assim supera o ganho de alguns fundos de renda fixa.Esse foi o 9º corte seguido da Selic, que vem caindo desde outubro de 2016. Com isso, a taxa de juros iguala seu segundo menor nível da história entre abril e maio de 2013.


Novas regras Desde 3 de abril deste ano, o consumidor só pode usar o rotativo do cartão por, no máximo, 30 dias. Após esse período, o banco deve apresentar uma proposta mais vantajosa para o cliente, como crédito parcelado, no qual define o número de prestações na hora da aquisição. Nesse caso, os juros são mais baixos que no rotativo, mas ainda assim são altos.


Antes, caso o consumidor não pagasse o valor total da fatura do cartão de crédito, a dívida era jogada para o mês seguinte, por meio do chamado crédito rotativo. Isso acontecia mês a mês, sucessivamente, com a cobrança de juros sobre juros, transformando a dívida numa bola de neve.










3 visualizações

Busca

Outras Notícias

insta.png
INSTAGRAM
bottom of page